domingo, 18 de novembro de 2012

Quimbanda

Quimbanda

Quimbanda é uma ramificação da Umbanda desde a sua fundação pelo médium brasileiro Zélio Fernandino de Morais, já que o mesmo admitiu ter um exu como guia por ordens de seus guias. Assim como qualquer religião, dentro da Quimbanda, existem várias linhas de desenvolvimento, mas o princípio de trabalhar respeitando as leis da Umbanda é fundamental, uma vez que essas entidades são comandadas pelas entidades da Umbanda, que é a sua matriz.
A Quimbanda é a ramificação na qual atuam os exus e pombagiras, também chamados de "povos de rua". Eles fazem uso de forças negativas, o que não significa que sejam malignos. Na maioria das vezes estão presentes em lugares onde possa haver kiumbas, obsessores também conhecidos como Eguns. Os exus e pombagiras trabalham basicamente para o seu desenvolvimento espiritual, com o intuito de evolução espiritual. Trabalham para cumprir alguma pendência deixada quando estavam encarnados. Por isso, têm muita semelhança com os humanos, usando linguagens por vezes atuais.
A entrega de oferendas é comum na Quimbanda, assim como na Umbanda, mas variam de acordo com cada entidade. Algumas linhas também consideram algumas contendo animais. Também podem ser oferecidas bebidas alcoólicas, tais quais, cachaça, uísque ou conhaque, entre outras.
Não se deve confundir a Quimbanda com a Kiumbanda, popularmente conhecida como magia negra, que não respeita os princípios fundamentais da Umbanda. Uma vez sem doutrina e uma linha de comando, muitas vezes realizam trabalhos que não trazem crescimento espiritual, inclusive prejudicando a vida de outras pessoas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário